A busca por franquias em locais alternativos vem crescendo no Brasil. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 2018, cerca de 8% das franquias estão localizadas em pontos não tradicionais para o setor. Supermercados condomínios residenciais e comerciais, clubes e universidades, rodoviárias, aeroportos e até mesmo hospitais são lugares que estão atraindo os empresários.
Ruas comerciais e os shoppings concentram um amplo portfólio de franquias de consumo do mesmo produto e/ou serviço, o que acaba ampliando a disputa pelo público. Em locais alternativos, a concorrência é menor e a atenção do consumidor é voltada para um único tipo de serviço isto contribui, no meu ponto de vista, para um retorno financeiro positivo para o franqueado.
Outra vantagem interessante a destacar é o custo operacional da franquia, que diminui por conta do ponto comercial.
Porém, é importante salientar que para escolher um ponto ideal para a franquia é necessário uma avaliação do público que frequenta o local, horários de funcionamento, estrutura do lugar e fluxo de pessoas para que as expectativas do investidor sejam atingidas.
Na Fruit Truck, rede de franquias especializadas na venda de açaí, salada de frutas e cupuaçu, possuímos um modelo de negócio compacto de quiosque para atender este nicho de operações em locais alternativos. A maioria das unidades estão localizadas em universidades e centros corporativos. Atualmente, a rede possui 22 estabelecimentos abertos e até o final de 2019, a meta é ter 50 unidades.
Sobre Adriano Corrêa
Adriano Corrêa é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Bandeirantes de São Paulo e possui mestrado em Analise de Projetos de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Estudou também negócios e economia em Portugal e cursou English Program na University of Toronto. Atuando no franchising desde 2017, Adriano é CEO e fundador da rede de franquias Fruit Truck.
Fonte: Passo Avanti